sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atividade 16/10

Tema: Falantes da Língua Portuguesa no mundo

Séries: 1ª série do Ensino Médio


O que o aluno deverá aprender com esta aula:

- O aluno deverá conhecer as características gerais dos países lusófonos: cultura popular e erudita, história política-social, miscigenação dos povos, moeda corrente, formas de governo, produção literária, dialetos, capital, localizar os países referentes em seus continentes.

    - Apresentar um relatório escrito ou mediático.

Duração das aulas:

- 3 aulas de 48 minutos cada.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


- Conhecimento semântico da Língua Portuguesa. Noções básicas de História e Geografia mundial.



Estratégias e recursos da aula:


Atualmente com cerca de 250 milhões de falantes nativos, o português é a terceira língua da União Europeia mais presente a nível internacional.

Idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), Macau e Guiné Equatorial, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.

O presidente de Portugal, Cavaco Silva, renovou a esperança de que o português venha a ser a língua oficial das Nações Unidas e deixou a mensagem no dia em que foi constituído o grupo de embaixadores que falam português. «Apresentamos aqui cinco continentes e a língua portuguesa como uma língua global que, através dos séculos, foi falada nestes cinco continentes. Nesta medida, não há dúvidas de que a língua portuguesa continua a ser uma das línguas mais importantes da comunicação internacional», considerou Mark Tarmak.

O Presidente da República Portuguesa patrocinou a constituição deste grupo, numa altura em que se reúnem contributos para que o português passe a ser uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

«Esperemos que tenha sucesso este esforço que está a ser desenvolvido, segundo as orientações dadas por todos os chefes de Estado e de Governo dos países desta comunidade», afirmou Cavaco Silva.

Para Cavaco Silva, é importante reforçar a projecção e a aprendizagem do português, que é a língua oficial de oito países, tem estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana, sendo de aprendizagem obrigatória no Uruguai, segundo a Wikipédia.



Primeira aula: Orientação à pesquisa

A sala será separada em grupos, e cada grupo terá a incumbência de levantar os dados de cada país lusófono. O primeiro passo será procurar as comunidades lusófonas em “links”. Eis alguns:

Angola: http://www.cplp.org/estadosmembr os_ANG.asp
Cabo Verde: http://www.cplp.org/estadosmembros_CAB.asp
Guiné Bissau: http://www.cplp.org/estadosmembros_GUI.asp
Moçambique: http://www.cplp.org/estadosmembros_MOC.asp
São Tomé e Príncipe: http://www.cplp.org/estadosmembros_STP.asp
Timor Leste: http://www.cplp.org/estadosmembros_TIM.asp
Portugal: http://www.cplp.org/estadosmembros_POR.asp
Brasil: http://www.cplp.org/estadosmembros_BRA.asp

Para situar-se no tempo e espaço é sugerido que visitem o “google earth”.

Efetuado a busca, é exibido o vídeo “Língua”, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC. Este é um Episódio do Programa Além Mar, que fala sobre as peculiaridades da língua portuguesa falada em diversas regiões da África, Índia e em Portugal. Além disso, cita a obra de "Os Lusíadas" e conta a história da língua, literatura e cultura lusofônica.



Segunda aula: Apresentação dos Trabalhos


Será feito um sorteio dos grupos e iniciada as apresentações dos relatórios. As apresentações serão trabalhadas em conjunto com outras disciplinas. Será convidado os docentes de português e história para participar deste trabalho. Poderá ser convidado, também, o docente de Geografia.

Terceira aula: mesa redonda

Ao final, todos os alunos poderão discutir as experiências vivenciadas no projeto, indo sempre em busca da excelência na informação.



Recursos complementares:

Sala de informática, kit multimídia.



Avaliação:



A avaliação será feita no decorrer do processo por meio das seguintes observações:

- A participação efetiva nos debates.

- A elaboração dos trabalhos escritos e de multimídia.

- Apresentação pelos alunos de murais com os resultados encontrados nas pesquisas.

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