Tema: Falantes da Língua Portuguesa no mundo
Séries: 1ª série do Ensino Médio
O que o aluno deverá aprender com esta aula:
- O aluno deverá conhecer as características gerais dos países lusófonos: cultura popular e erudita, história política-social, miscigenação dos povos, moeda corrente, formas de governo, produção literária, dialetos, capital, localizar os países referentes em seus continentes.
- Apresentar um relatório escrito ou mediático.
Duração das aulas:
- 3 aulas de 48 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Conhecimento semântico da Língua Portuguesa. Noções básicas de História e Geografia mundial.
Estratégias e recursos da aula:
Atualmente com cerca de 250 milhões de falantes nativos, o português é a terceira língua da União Europeia mais presente a nível internacional.
Idioma oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), Macau e Guiné Equatorial, além de ter também estatuto oficial na União Européia, no Mercosul e na União Africana.
O presidente de Portugal, Cavaco Silva, renovou a esperança de que o português venha a ser a língua oficial das Nações Unidas e deixou a mensagem no dia em que foi constituído o grupo de embaixadores que falam português. «Apresentamos aqui cinco continentes e a língua portuguesa como uma língua global que, através dos séculos, foi falada nestes cinco continentes. Nesta medida, não há dúvidas de que a língua portuguesa continua a ser uma das línguas mais importantes da comunicação internacional», considerou Mark Tarmak.
O Presidente da República Portuguesa patrocinou a constituição deste grupo, numa altura em que se reúnem contributos para que o português passe a ser uma das línguas oficiais das Nações Unidas.
«Esperemos que tenha sucesso este esforço que está a ser desenvolvido, segundo as orientações dadas por todos os chefes de Estado e de Governo dos países desta comunidade», afirmou Cavaco Silva.
Para Cavaco Silva, é importante reforçar a projecção e a aprendizagem do português, que é a língua oficial de oito países, tem estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana, sendo de aprendizagem obrigatória no Uruguai, segundo a Wikipédia.
Primeira aula: Orientação à pesquisa
A sala será separada em grupos, e cada grupo terá a incumbência de levantar os dados de cada país lusófono. O primeiro passo será procurar as comunidades lusófonas em “links”. Eis alguns:
Angola: http://www.cplp.org/estadosmembr os_ANG.asp
Cabo Verde: http://www.cplp.org/estadosmembros_CAB.asp
Guiné Bissau: http://www.cplp.org/estadosmembros_GUI.asp
Moçambique: http://www.cplp.org/estadosmembros_MOC.asp
São Tomé e Príncipe: http://www.cplp.org/estadosmembros_STP.asp
Timor Leste: http://www.cplp.org/estadosmembros_TIM.asp
Portugal: http://www.cplp.org/estadosmembros_POR.asp
Brasil: http://www.cplp.org/estadosmembros_BRA.asp
Para situar-se no tempo e espaço é sugerido que visitem o “google earth”.
Efetuado a busca, é exibido o vídeo “Língua”, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC. Este é um Episódio do Programa Além Mar, que fala sobre as peculiaridades da língua portuguesa falada em diversas regiões da África, Índia e em Portugal. Além disso, cita a obra de "Os Lusíadas" e conta a história da língua, literatura e cultura lusofônica.
Segunda aula: Apresentação dos Trabalhos
Será feito um sorteio dos grupos e iniciada as apresentações dos relatórios. As apresentações serão trabalhadas em conjunto com outras disciplinas. Será convidado os docentes de português e história para participar deste trabalho. Poderá ser convidado, também, o docente de Geografia.
Terceira aula: mesa redonda
Ao final, todos os alunos poderão discutir as experiências vivenciadas no projeto, indo sempre em busca da excelência na informação.
Recursos complementares:
Sala de informática, kit multimídia.
Avaliação:
A avaliação será feita no decorrer do processo por meio das seguintes observações:
- A participação efetiva nos debates.
- A elaboração dos trabalhos escritos e de multimídia.
- Apresentação pelos alunos de murais com os resultados encontrados nas pesquisas.
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